Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPO Mr. Olympia, como todos sabemos, é a maior competição de fisiculturismo profissional do mundo.
Todos os anos, diversos atletas de diversas nacionalidades competem entre si, sendo avaliados de acordo com alguns critérios como:
Entre outros.
A competição possui ao todo, 6 categorias principais, que falaremos um pouco mais adiante. Cada uma destas categorias possui critérios específicos e individuais na hora de escolher seus melhores atletas.
O título é concedido para o atleta que apresentar os melhores níveis dos critérios exigidos para sua categoria.
Ao longo dos últimos anos, a competição vem ganhando cada vez mais novos adeptos, sejam eles atletas ou mesmo entusiastas do esporte.
Entre as principais cidades americanas que já sediaram o evento podemos citar Nova York, Los Angeles, Las Vegas, Miami e Atlanta.
Mas afinal, como estes atletas são julgados em suas categorias? O que eles precisam apresentar de “diferente” dos seus concorrentes para levar o título?
Isto e muito mais você confere no nosso artigo! Nos acompanhe!
Antes de falarmos sobre as categorias da competição, precisamos ressaltar alguns pontos.
Podem participar do evento homens e mulheres que atenderam aos critérios de elegibilidade estabelecidos pela IFBB (International Federation of Bodybuilding and Fitness).
Entre os principais critérios, está a necessidade do atleta ter vencido uma competição profissional qualificatória, organizada pela IFBB.
Além disso, o fisiculturista precisa ter uma boa reputação no esporte e estar em boas condições de saúde física e mental.
Como dissemos anteriormente, cada categoria possui seus próprios critérios e requisitos específicos de seleção. Vamos entender cada uma delas separadamente?
1. Men’s Open
É a principal categoria do Mr. Olympia. O vencedor recebe o cobiçado título de Mr. Olympia.
Os principais critérios para seleção dos melhores atletas são: tamanho, definição muscular, proporção muscular, apresentação geral e poses individuais.
A avaliação é feita em várias rodadas, começando pela individual (com poses obrigatórias), e depois por comparação (atletas são divididos em pequenos grupos, que se apresentam juntos).
2. Men’s 212
Como o próprio nome da categoria já diz, o atleta precisa ter no máximo 212 libras (que são aproximadamente 96 kg). Em relação aos critérios de seleção, eles são os mesmos do Men ‘s Open.
Isto inclui apresentações individuais e em grupo.
3. Classic Physique
Nesta categoria, diferente das duas anteriores, o atleta de fisiculturismo precisa apresentar um corpo da era mais clássica, que era o principal critério de classificação entre os anos de 1960 e 1970.
Em suma, eles precisam apresentar menos massa muscular, com mais ênfase na definição. A aparência deve ser proporcional, com cintura estreita e um tronco largo e bem desenvolvido.
Em suma, o que conta é a proporcionalidade, a simetria e a elegância.
4. Women’s Physique
Categoria dedicada apenas a mulheres fisiculturistas profissionais. Assim como na Men ‘s Open, as atletas são julgadas pelo tamanho, massa muscular, simetria, proporção e apresentação individual.
Os músculos devem ser bem desenvolvidos, com ênfase principalmente nas costas, braços e pernas. Além disso, precisam ter postura forte e confiante nas apresentações no palco.
5. Bikini
A Bikini é a Classic Physique feminina. Nesta categoria, as competidoras são avaliadas pela apresentação física, atitude e aparência.
Diferentemente do Women ‘s Physique, o corpo não precisa ser muito musculoso; porém, precisa ser bem definido e tonificado.
6. Figure
Nesta categoria feminina, as atletas devem apresentar uma aparência elegante e feminina, com um alto nível de definição muscular. As competidoras são avaliadas em poses obrigatórias, que incluem:
E aí, o que achou das principais categorias do Mr. Olympia?
Lembrando que na loja da Strongest Supplements é possível encontrar os melhores suplementos do mercado para você atingir seus objetivos ainda mais rápido!
Acesse agora a loja e adquira já sua creatina e termogênicos!