Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPComeçamos nosso artigo com uma pergunta interessante: você se preocupa mais em aumentar a carga no seu treino ou ter uma boa noite de sono pós-treino?
Podemos até estar errados, mas cerca de 90% das pessoas vão escolher a primeira opção.
Por vezes, nos preocupamos muito com a performance e esquecemos que ela é moldada a partir de um conjunto de práticas. E uma destas práticas é o descanso, o famoso sono restaurador.
Nossa musculatura, durante os treinos, passa por muito estresse. Este estresse resulta na quebra das fibras musculares, necessária para o ganho de massa muscular e a perda de gordura.
Assim, posteriormente, seu corpo passa a priorizar a reconstrução dessas fibras.
E este processo só ocorre após o seu treino. Em outras palavras, além da alimentação e ingestão de líquido, é fundamental dormir bem!
Quem não gosta de uma boa noite de sono?
Não é preciso pensar muito: seu dia começa melhor se você dorme bem. Isto é um fato.
Além dele te deixar pronto para uma nova prática de exercícios, ele ajuda seu corpo a se recuperar dos esforços realizados no dia anterior.
Isto porque, durante o sono, o corpo libera hormônios importantes, como o próprio hormônio do crescimento, além de regular o sistema imunológico, reduzir o estresse e a inflamação, e aumentar o seu bom humor.
Nem preciso dizer o que acontece quando se dorme mal, não é mesmo?
Em suma, todo o seu desempenho físico e mental daquele dia fica comprometido. Ou seja, ele afeta seu trabalho, seu convívio familiar, e claro, diminui sua performance nos treinos.
Dessa forma, é importantíssimo que você esteja dormindo o suficiente para apoiar suas metas de treinamento e também de saúde em geral.
Para indivíduos adultos, recomenda-se entre 7 a 9 horas de sono para uma boa recuperação.
Quando você dorme, seu corpo passa por fases, as conhecidas fases do sono. Vamos entender melhor cada uma delas e associá-las à recuperação muscular.
A primeira fase do sono, conhecida como sono leve, dura cerca de 5 a 10 minutos e representa cerca de 50% do tempo total de sono.
Durante o sono leve, a atividade cerebral começa a desacelerar em comparação ao estado de vigília, e a pessoa pode experimentar uma sensação de relaxamento.
A segunda fase do sono fica entre a transição do sono leve para o sono profundo. Ela dura cerca de 20 a 30 minutos. Aqui, o corpo entra em total relaxamento e a temperatura corporal diminui.
A memória muscular é consolidada nessa fase. Em outras palavras, a informação neuromuscular é consolidada para que o movimento seja realizado com precisão e com eficácia.
Também conhecida como fase das ondas lentas (ondas cerebrais lentas e profundas), a terceira fase do sono é marcada pela regeneração celular total do músculo danificado durante o treino.
Quando você acorda neste estágio, você se sente confuso, e pode ter um dia improdutivo.
Conhecida como a fase paradoxal, é nela que seus sonhos ocorrem. Seu cérebro passa a ter funcionalidade novamente. Seus olhos podem se movimentar rapidamente, gerando ondas beta.
E aí, o que achou das fases do sono? Percebeu a importância de uma boa noite de sono para sua rotina de treinos?
Quantas horas de sono você tem tido nos últimos meses? Lembrando que a Strongest Supplements possui os melhores suplementos para aumentar a sua performance nos treinos! Não deixe de conferir nossa loja!