Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPO nosso organismo e estrutura óssea permitem a classificação do nosso biotipo corporal em três categorias: mesomorfo, endomorfo e ectomorfo.
E mesmo que cada pessoa tenha suas características próprias e particularidades, ter esse biotipo mapeado pode ajudar a entender melhor uma série de fatores sobre nosso corpo.
Quer entender mais sobre a importância de conhecer nosso biotipo corporal e qual a diferença entre mesomorfo, endomorfo e ectomorfo? Então acompanhe o conteúdo que o blog da Strongest Supplements trouxe para você!
O biotipo corporal é a composição do corpo humano, com todas as características que o formam. Este conceito foi popularizado pelo Dr. WH Sheldon no início da década de 40, onde ele classificou e nomeou os biotipos nas categorias mesomorfo, endomorfo e ectomorfo.
De acordo com os estudos de Sheldon, o corpo de um mesomorfo tem a tendência de ser mais quadrado e musculoso, o de um endomorfo costuma ser mais arredondado e largo e o de um ectomorfo mais fino, com estrutura óssea menor.
Para chegar até essa definição, alguns fatores são levados em conta:
Para que você analise cada um dos biotipos e em qual deles você se encaixa, trouxemos as características e definições de cada um a seguir, além das dicas de treino e alimentação. Confira:
Pessoas com o perfil corporal de um mesomorfo possuem uma estrutura óssea média, com músculos fortalecidos e aparência mais atlética. Dentre suas principais características, podemos citar também:
Dica de treino: Para este biotipo, os treinos devem ser concentrados em força e intensidade, sendo divididos, em média, de 4 séries entre 6 a 12 repetições.
Alimentação: um mesomorfo deve priorizar uma dieta rica em proteínas, sempre equilibrando o consumo de gorduras e carboidratos.
O perfil de um endomorfo possui tendência maior para o ganho de peso, logo, deve haver um controle maior na alimentação. Além disso, podemos citar outras características como:
Dica de treino: o treino para endomorfo deve ser baseado em uma dinâmica mais intensa (atividades como spinning e zumba, por exemplo), e exercícios aeróbicos como esteira e bike com carga, atrelado à musculação. Essa junção de treinos deve-se à necessidade de aumento no consumo calórico diário.
Alimentação: a dieta de um endomorfo deve reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos, dando espaço para alimentos como frutas, cereais e vegetais, além de gorduras consideradas saudáveis.
Considerado o oposto do endomorfo, o perfil de um ectomorfo é de uma pessoa mais alta, magra e com certa dificuldade para ganhar peso. Podemos citar também:
Dica de treino: Para o ectomorfo, o foco do treino deve ser a hipertrofia muscular, com exercícios em séries mais curtas e intensas.
Alimentação: por ter um metabolismo mais acelerado, a dica para a dieta de um ectomorfo deve ser hipercalórica, com consumo de bastante carboidrato, principalmente antes dos treinos.
Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre biotipo corporal e as características de cada um deles?
Mesmo que você já conheça seu corpo e saiba identificar o seu, existem diversos sites na internet com teste para descobrir se você é mesomorfo, endomorfo ou ectomorfo. Vale a pena pesquisar!
Dentro deste contexto, entender qual é o seu biotipo pode ajudar a conquistar os resultados desejados mais facilmente, sempre, é claro, respeitando os limites do seu corpo.
E para acompanhar seu objetivo de ter um corpo mais saudável, conte com os suplementos alimentares da Strongest Supplements! Temos os melhores suplementos do mercado para te ajudar a conquistar o corpo que você deseja! Acesse o site e confira!