Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPSeja para a perda de peso ou mesmo para melhorar a qualidade das funções metabólicas do organismo, o jejum intermitente é, sem dúvidas, uma das técnicas mais populares atualmente.
Muitas pessoas ainda confundem esta prática, com algum tipo de dieta, ou coisa parecida.
Não se engane: trata-se, na verdade, de uma estratégia nutricional, que mostra ao indivíduo a hora certa das refeições, fortalecendo seu sistema imunológico, melhorando a disposição, aumentando a porcentagem de queima de gordura corporal, entre outros benefícios.
Contudo, apesar de tantas vantagens, é preciso salientar que o jejum intermitente não é para todas as pessoas.
Ela é recomendada para aqueles que já seguem uma dieta equilibrada há um tempo. Além disso, é de fundamental importância o acompanhamento de um profissional em todo o processo (médico ou nutricionista).
Quer entender melhor sobre a prática? Tem interesse em realizar o jejum intermitente, mas tem algumas dúvidas? Então acompanhe nosso artigo e amplie seus conhecimentos sobre o assunto!
A literatura científica classifica o jejum intermitente como uma restrição total ou parcial na ingestão de energia entre um a três dias por semana, que podem variar entre 16 e 24 horas.
Estes períodos sem alimentação são conhecidos como janelas de alimentação, e favorecem a utilização dos estoques de gordura corporal do corpo, acelerando a perda de peso.
Durante estas “janelas”, se consome apenas água e bebidas não calóricas.
Cada pessoa possui um metabolismo diferente; e isto implica diretamente na definição dos parâmetros do jejum. Estas definições têm efeito direto no resultado esperado. Portanto, devem ser feitas com análise criteriosa do histórico de saúde de cada paciente.
Como dissemos no início do nosso artigo, o jejum intermitente pode ser aplicado a diferentes situações. São elas:
Existem diferentes formas de você realizar o jejum intermitente. Para cada uma, as janelas de alimentação e duração dos períodos de jejum são diferentes.
Durante o jejum intermitente, você pode consumir apenas água, chá ou café, sem a adição de açúcar e qualquer tipo de adoçante. No período que não tiver de jejum, é importante ingerir alimentos de baixo índice glicêmico, como:
Em relação às frutas, são indicadas a maçã, morango, framboesa e mirtilo.
Entre os principais benefícios da prática do jejum intermitente destacam-se o aumento do metabolismo, a prevenção da pressão alta e da diabetes, diminuição do risco do desenvolvimento de cardiopatias e prevenção do envelhecimento precoce.
E aí? Teve uma ideia do que é jejum intermitente? Caso tenha interesse em realizá-lo, lembre-se sempre: consulte a ajuda de um nutricionista. Se você faz jejum intermitente para emagrecer, tente utilizar também o termogênico da Strongest! Com ele, sua queima de gordura é muito mais acelerada! Acesse agora nossa loja e adquira o seu!