Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPVocê sabe o que é a beta-alanina e de que forma ela ajuda na resistência muscular?
Essa substância é um aminoácido de efeito ergogênico muito utilizado por atletas que desejam diminuir a fadiga durante e após o exercício físico.
Acompanhe o conteúdo que o blog da Strongest Supplements preparou a seguir e saiba tudo sobre a beta-alanina, seus benefícios, efeitos colaterais e como consumi-la!
A beta-alanina é um aminoácido não-essencial, ou seja, nosso próprio organismo produz, e pode ser encontrada em carnes, peixes e frangos.
A suplementação dessa substância tem ganhado força porque ela é responsável por retardar a produção de ácido lático, reduzindo assim a fadiga e dor muscular nos treinos mais intensos, por isso é uma ótima aliada para ganho de resistência.
Além disso, a beta-alanina ajuda na recuperação, melhora o rendimento e o desempenho dos atletas.
A dose diária recomendada de beta-alanina é de 3 a 6 gramas, por via oral, seja na forma de cápsulas ou em pó.
Vale lembrar que doses esporádicas não têm o mesmo efeito. Desta forma, os atletas precisam tomar diariamente a beta-alanina para que ela tenha o efeito desejado.
Os benefícios da beta-alanina mais conhecidos são a redução da fadiga e o efeito ergogênico, que é a melhor no desempenho esportivo e na recuperação após os exercícios.
É possível sentir os benefícios da beta-alanina em exercícios de alta intensidade com duração de 30 segundos a 10 minutos, tanto em exercícios contínuos quanto intermitentes, como no caso da musculação.
Além disso, estudos recentes também sugerem que a beta-alanina favorece a carnosina e isso pode melhorar o desempenho cognitivo e aumentar a resistência ao estresse.
Quando utilizada nas doses adequadas sugeridas pelo nutricionista, a beta-alanina é um suplemento seguro em indivíduos saudáveis, sem contraindicações.
O único efeito colateral relatado, que não oferece nenhum risco à saúde, é a presença de parestesias, que são formigamentos, principalmente no rosto, no pescoço e no dorso das mãos. Essa sensação pode acontecer entre 10 e 20 minutos após a ingestão e durar até 1h.
Trata-se de efeito dose-dependente, relacionado com o pico plasmático da substância. Não é sentido por todos os indivíduos, isso vai depender do grau de sensibilidade de cada pessoa à beta-alanina.
Agora que você já sabe o que é beta-alanina, certamente deve estar se perguntando sobre a alanina, né? É que muitas marcas de suplementos utilizam a alanina em seus produtos, confundindo o consumidor. Mas para te orientar melhor, vamos explicar a diferença entre as duas substâncias.
A principal diferença de beta-alanina e alanina está em suas estruturas moleculares. Enquanto a alanina é apenas transformada em uma molécula fonte de energia aos músculos, a beta-alanina é utilizada para a síntese de carnosina, funcionando como um tampão por regular a acidez do tecido muscular.
Na prática, a beta-alanina ajuda no treino, pois como vimos, atua reduzindo a fadiga muscular e melhorando a resistência do atleta.
A alanina, por sua vez, não tem benefícios relacionados aos exercícios físicos de alta intensidade e é frequentemente utilizada por alguns fabricantes de suplementos por ser mais barata do que a beta-alanina, mesmo não oferecendo nenhum benefício como pré-treino.
Portanto, se a sua intenção é aderir a beta-alanina na sua dieta e melhorar o seu rendimento físico, preste muita atenção na composição do seu suplemento e não se engane consumindo um produto que tenha a alanina!
Diversos pré-treinos utilizam beta-alanina na composição para potencializar o desempenho do treino e reduzir a fadiga muscular.
Pensando nisso, a Strongest Supplements lançou o Detonator, o pré-treino mais completo do Brasil! Que além da beta-alanina tem muitas outras substâncias que vão te dar os melhores resultados nos treinos!
Então se você quer fazer aquele treinão e potencializar seus resultados, acesse o site da Strongest Supplements e adquira o seu Detonator!