Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPSempre lembrada na lista de suplementos alimentares, a creatina é uma substância que, de fato, traz ótimos benefícios para o ganho de massa muscular.
Ideal para quem deseja melhorar a performance nos treinos, ela, no entanto, carrega uma série de mitos e dúvidas como, por exemplo: creatina engorda ou emagrece?
Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, acompanhe o conteúdo que o blog da Strongest Supplements preparou a seguir!
A creatina é uma substância produzida por nosso próprio corpo, mais precisamente pelos rins, fígado e pâncreas.
Sua composição é formada por três aminoácidos: glicina, arginina e metionina; sendo que também é possível encontrá-la em alimentos como ovos, frango, peixes, leite e seus derivados.
Dentro do organismo, a creatina é armazenada nos tecido musculoesqueléticos, no coração, cérebro e músculos lisos. Em poucas palavras, sua principal função é fornecer energia para os músculos, o que a torna uma grande aliada para melhorar o desempenho dos treinos.
Como citado acima, a creatina possui a capacidade de estimular os músculos, garantindo mais força e resistência para os treinos físicos.
Estudos já comprovaram que a creatina, quando aliada a uma rotina de alimentação saudável e exercícios feitos regularmente, possui um ótimo potencial de melhora nos resultados com o corpo.
Além do que já citamos até aqui, a creatina serve para:
A creatina é indicada para atletas iniciantes ou de alto desempenho que desejam melhorar sua performance e força nos treinos.
Para esportes ou treinos de alta intensidade e curta duração, que exigem mais esforço por parte do atleta, a creatina é uma opção ideal.
Aqueles que são adeptos de uma alimentação vegana e vegetariana são exemplos de pessoas do qual a creatina também é recomendada. Afinal, este grupo pode apresentar maior deficiência de creatina no corpo, por conta das restrições alimentares.
Existe ainda uma série de polêmicas e dúvidas relacionadas ao uso da creatina. Abaixo, trouxemos alguns desses questionamentos e as respostas para cada um deles. Confira!
Pelo fato de aumentar a retenção de líquido no organismo, muitas pessoas associam o consumo da substância com o ganho de peso. No entanto, isso é um mito, já que a reação causada pela creatina é nos músculos e não debaixo da pele.
Há também quem acredite que a substância emagrece. A lógica é a seguinte: a creatina ajuda a manter o tecido muscular magro e metabolicamente ativo. Ou seja, mais calorias podem ser eliminadas durante os treinos, o que o torna um queimador de gordura indireto.
Este também é um mito. O aumento dos níveis de DHT, que ocorre com o consumo da creatina, está relacionado com a queda de cabelo em alguns casos.
No entanto, não são todas as pessoas desenvolvem essa queda de cabelo, logo, não é possível relacionar o consumo da creatina com este sintoma.
Leia também: Pré-treino: saiba tudo sobre esse tipo de suplemento
Não há qualquer comprovação científica que indique a necessidade de beber mais água no caso do consumo de creatina.
A indicação de hidratar-se bem serve para todas as pessoas e não está limitada apenas a quem faz uso deste tipo de substância.
Novamente um mito. O receio de a creatina causar possíveis danos renais está relacionado ao fato de que o exame de creatinina, que é o marcador de função renal, aumenta após o consumo do suplemento.
Mas a verdade é que isso nada mais é do que um metabólito de creatina ingerida fazendo efeito no organismo.
Então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a creatina e tirar suas dúvidas sobre os principais mitos envolvendo a substância?
A creatina é uma ótima opção para fazer parte da sua rotina, servindo como um potencializador dos treinos, aumentando sua força e, consequentemente, os resultados desejados.
E para alcançar todo o potencial, experimente o Detonator, o pré-treino mais completo do Brasil, com creatina e outras substâncias ideais para elevar seus resultados na academia. Acesse o site da Strongest Supplements e adquira o seu!