COMPRE ONLINE

Entenda quais são as principais categorias do Mr. Olympia

Imagem do post Entenda quais são as principais categorias do Mr. Olympia

Entenda quais são as principais categorias do Mr. Olympia

O Mr. Olympia, como todos sabemos, é a maior competição de fisiculturismo profissional do mundo. 

Todos os anos, diversos atletas de diversas nacionalidades competem entre si, sendo avaliados de acordo com alguns critérios como:

  • Definição muscular;
  • Apresentação no palco;
  • Simetria corporal;
  • Aparência corporal geral.

Entre outros. 

A competição possui ao todo, 6 categorias principais, que falaremos um pouco mais adiante. Cada uma destas categorias possui critérios específicos e individuais na hora de escolher seus melhores atletas. 

O título é concedido para o atleta que apresentar os melhores níveis dos critérios exigidos para sua categoria.

Ao longo dos últimos anos, a competição vem ganhando cada vez mais novos adeptos, sejam eles atletas ou mesmo entusiastas do esporte.

Entre as principais cidades americanas que já sediaram o evento podemos citar Nova York, Los Angeles, Las Vegas, Miami e Atlanta. 

Mas afinal, como estes atletas são julgados em suas categorias? O que eles precisam apresentar de “diferente” dos seus concorrentes para levar o título?

Isto e muito mais você confere no nosso artigo! Nos acompanhe!

Conhecendo as principais categorias do Mr. Olympia

Antes de falarmos sobre as categorias da competição, precisamos ressaltar alguns pontos.

Podem participar do evento homens e mulheres que atenderam aos critérios de elegibilidade estabelecidos pela IFBB (International Federation of Bodybuilding and Fitness).

Entre os principais critérios, está a necessidade do atleta  ter vencido uma competição profissional qualificatória, organizada pela IFBB.

Além disso, o fisiculturista precisa ter uma boa reputação no esporte e estar em boas condições de saúde física e mental.

Como dissemos anteriormente, cada categoria possui seus próprios critérios  e requisitos específicos de seleção. Vamos entender cada uma delas separadamente?

1. Men’s Open

É a principal categoria do Mr. Olympia. O vencedor recebe o cobiçado título de Mr. Olympia

Os principais critérios para seleção dos melhores atletas são: tamanho, definição muscular, proporção muscular, apresentação geral e poses individuais.

A avaliação é feita em várias rodadas, começando pela individual (com poses obrigatórias), e depois por comparação (atletas  são divididos em pequenos grupos, que se apresentam juntos).

2. Men’s 212

Como o próprio nome da categoria já diz, o atleta precisa ter no máximo 212 libras (que são aproximadamente 96 kg). Em relação aos critérios de seleção, eles são os mesmos do Men ‘s Open.

Isto inclui apresentações individuais e em grupo.

3. Classic Physique

Nesta categoria, diferente das duas anteriores, o atleta de fisiculturismo precisa apresentar um corpo da era mais clássica, que era o principal critério de classificação entre os anos de 1960 e 1970.

Em suma, eles precisam apresentar menos massa muscular, com mais ênfase na definição. A aparência deve ser proporcional, com cintura estreita e um tronco largo e bem desenvolvido.

Em suma, o que conta é a proporcionalidade, a simetria e a elegância.

4. Women’s Physique

Categoria dedicada apenas a mulheres fisiculturistas profissionais. Assim como na Men ‘s Open, as atletas são julgadas pelo tamanho, massa muscular, simetria, proporção e apresentação individual.

Os músculos devem ser bem desenvolvidos, com ênfase principalmente nas costas, braços e pernas. Além disso, precisam ter postura forte e confiante nas apresentações no palco.

5. Bikini

A Bikini é a Classic Physique feminina. Nesta categoria, as competidoras são avaliadas pela apresentação física, atitude e aparência.

Diferentemente do Women ‘s Physique, o corpo não precisa ser muito musculoso; porém, precisa ser bem definido e tonificado.

6. Figure

Nesta categoria feminina, as atletas devem apresentar uma aparência elegante e feminina, com um alto nível de definição muscular. As competidoras são avaliadas em poses obrigatórias, que incluem:

  • Duplo bíceps de frente;
  • Duplo bíceps posterior;
  • Expansão de costas;
  • Poses livres (escolhidas pela atleta).

E aí, o que achou das principais categorias do Mr. Olympia?

Lembrando que na loja da Strongest Supplements é possível encontrar os melhores suplementos do mercado para você atingir seus objetivos ainda mais rápido!

Acesse agora a loja e adquira já sua creatina e termogênicos!

Posts relacionados