Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPRonald Dean Coleman, ou apenas Ronnie Coleman, é um dos maiores fisiculturistas da última década. O americano, que atualmente possui 58 anos, venceu o Mr Olympia oito vezes, se comparando apenas a Lee Haney (atleta também detentor de oito vitórias no torneio).
Ronnie teve, ao longo de sua vida, uma série de oportunidades que o permitiram chegar ao topo do mundo. Contudo, esses privilégios não diminuem todo o esforço e foco que ele teve durante vários anos, até atingir o seu auge.
Com um shape que deixa qualquer um sem palavras, Ronnie se consagrou como um dos maiores nomes da história do fisiculturismo. Chegar onde ele chegou não é nem um pouco fácil. Contudo, podemos aprender uma dica ou outra com ele para conquistar um físico mais atlético.
Quer saber um pouco da história de vida, além dos treinos e dieta desse ídolo? Então segue o fio, que vamos te falar o que dá para aprender com Ronnie Coleman para atingir o corpo dos sonhos!
Ronnie cresceu no interior do estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Criado pela mãe, junto com os irmãos, sempre teve uma vida bastante simples. Anos mais tarde, Ronnie começaria a mudar essa realidade. Ao se mudar para uma cidade maior, começou a faculdade e conseguiu um emprego de policial.
O fato de ter conseguido esse trabalho permitiu a ele que tivesse uma flexibilidade de tempo maior. Esse tempo a mais fez toda a diferença na hora de treinar e construir a rotina e o foco que o levariam ao primeiro lugar de diversas competições nos anos seguintes.
Sua estreia foi no Mr Texas, em 1990. Aos 26 anos, Ronnie já conseguiu levar para casa seu primeiro troféu de atleta campeão. A partir daí, começaria a trajetória do atleta que escreveria seu nome para sempre na maior competição de fisiculturismo do mundo.
Desde a sua primeira conquista, Ronnie nunca mais parou de ser campeão. Ainda em 1990, ele conquistou mais um título no NPC Texas Championships.
Durante os oito anos seguintes, seriam muitas vitórias ainda em sua trajetória. Ele participou de campeonatos como o Canada Pro Cup e o Gran Prix da Rússia. Todos esses campeonatos o preparariam para 1998, quando viria seu primeiro troféu no Mr. Olympia.
A vitória no Mr. Olympia 1998 seria apenas a primeira de oito que Ronnie teria para colocar no currículo. Até 2005, ele foi o campeão invicto, ganhando de maneira consecutiva o torneio.
Contudo, em 2006, Coleman acabou perdendo para Jay Cutler, seu principal rival desde 2004. Neste ano, Jay acabou levando a taça e Ronnie finalizou em segundo.
Em 2007, Coleman voltou para tentar de novo o primeiro lugar, mas acabou finalizando em quarto lugar. Com essa derrota, ele decidiu se aposentar do torneio.
Algo que é importantíssimo destacar sobre Ronnie é seu foco e esforço. Ele sempre foi o aluno dos olhos de seus treinadores, entregando tudo de si para sempre superar cada novo desafio que lhe era proposto.
Dessa maneira, óbvio que toda essa garra seria refletida em seus treinos e dieta também. Ronnie sempre foi do tipo que gostava de treinar com bastante intensidade, priorizando cargas cada vez mais altas.
Ele treinava 6 dias por semana e seus treinos possuíam, no mínimo, 1h30. O esquema de treino seguia mais ou menos o seguinte.
Segunda feira: Bíceps, costas e ombros;
Terça feira: Pernas;
Quarta feira: Tríceps e peito;
Quinta feira: Bíceps; costas e ombros;
Sexta feira: Pernas;
Sábado: Tríceps e peito;
Domingo: Descanso.
A sua dieta não fugia muito do esperado. Como qualquer outro grande atleta, Ronnie tinha uma alimentação muito focada em proteínas (para ganhar massa muscular) e em carboidratos bons (para ter energia). No geral, os alimentos presentes em suas refeições eram: frango, carne vermelha, arroz, aveia, ovos, batata, legumes e frutas.
Além disso, ele também tomava 5 litros de água no mínimo todos os dias, além da suplementação, que incluía multivitamínicos e whey.
Depois de anos de uma vida tão intensa e exigindo tanto de seu próprio corpo, Ronnie começou a ter problemas sérios de saúde.
Devido ao nível de intensidade de seus treinos, que o levaram a virar um nome inesquecível dentro do fisiculturismo, Ronnie sofreu uma série de lesões na coluna.
Essas lesões, de tão graves, o levaram a uma série de cirurgias (atualmente, o ex-atleta já soma mais de 10 em seu histórico), tendo sido necessária até a instalação de parafusos na coluna, a fim de que Ronnie conseguisse minimizar suas dores.
Atualmente, o ex-campeão do Mr. Olympia possui dificuldades motoras graves, não conseguindo nem andar ou ficar de pé durante longos períodos de tempo.
Contudo, nos últimos anos, após esses momentos difíceis, Ronnie disse em entrevistas que se sente esperançoso com uma melhora.
Infelizmente, mesmo com a recuperação, os tempos de glória como o maior do fisiculturismo ficaram para trás. Porém, tudo o que Ronnie fez ficará para sempre na história, assim como seu nome.
Aqui no blog da Strongest Supplements, a gente tem nossa série de posts falando sobre a rotina e vida de grandes atletas. Navegue mais e dê uma olhada em outros textos.