Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPMamdouh Mohammed é um dos maiores (literalmente) atletas do fisiculturismo mundial. Porém, você provavelmente não o conhece por seu nome real, mas sim pelo apelido que o tornou famoso: Big Ramy!
Big Ramy nasceu no Egito, em 1974, e se tornou internacionalmente conhecido após vencer duas edições seguidas do Mr. Olympia, que é o maior campeonato de fisiculturismo do mundo.
A vida de atleta de Big Ramy começou devido ao seu desejo de procurar por condições de vida melhores. Quer saber um pouco mais sobre a trajetória de vida do Big Ramy? Então confere esse artigo, que vamos contar tudo para você!
Mamdouh nasceu na cidade de Baltim, dentro da província de Kafr El Sheikh. Ele veio de uma família tradicional egípcia, que tirava o sustento da pesca. Com isso, desde cedo ele já teve essa experiência de pescador, por ajudar o pai com as atividades do dia-a-dia.
Foram alguns anos do final da adolescência até o começo da vida adulta onde ele trabalhou como pescador, tendo virado um verdadeiro profissional. Contudo, chegou um momento onde o jovem percebeu que queria mais.
Em busca de melhores oportunidades de trabalho, Big Ramy mudou-se do Egito para Kuwait. Lá, ele deixou a área da pesca e começou a trabalhar com construção civil.
Nesse período, já com um porte físico que chamava atenção, ele foi convidado pela Oxygen Gym para trabalhar como uma espécie de “personal trainer” e orientador, ajudando os alunos dentro da academia.
Seu físico aparentava ser de alguém muito focado nos treinos. Contudo, Ramy levava a musculação de maneira casual. Esse talento e genética foram o que abriram as portas para sua primeira oportunidade dentro do mundo do esporte.
Desde adolescente, Big Ramy já fazia musculação. Ele sempre foi uma pessoa ativa, porém de maneira casual. O esporte não era algo tão central em sua vida.
Contudo, como falamos, mesmo tratando a atividade física com apenas um detalhe, Big conseguiu um físico muito mais desenvolvido do que o de outras pessoas que levavam a musculação apenas como “hobby”.
A partir daí, seu chefe o convidou para começar a treinar de maneira mais focada, sob sua supervisão, com o objetivo de participar de uma competição de fisiculturismo e entender qual o nível de desempenho que Ramy conseguiria ter.
Isso foi em 2010. Nesse mesmo ano (e pelos dois anos seguintes), Big Ramy foi financiado e orientado por Bader Boodai, dono da rede de academias onde ele trabalhava.
Em 2012, o futuro astro fez sua estreia na versão amadora do Mr. Olympia, realizada no Kuwait mesmo. Foi uma baita estreia, e logo na sua primeira apresentação, Big Ramy já levou o troféu de campeão para casa!
O primeiro ano de competição de Big Ramy no Mr. Olympia foi em 2013. Contudo, seu primeiro título de campeão veio apenas em 2020.
Foram alguns anos participando da competição, porém sem o reconhecimento esperado. Nesse meio tempo, o atleta se envolveu em polêmicas, que envolviam principalmente o uso de substâncias e seu tipo físico.
O apelido “Big Ramy” veio, principalmente, do fato de Mamdouh ser um atleta com muito volume corporal. Ele está, facilmente, entre os maiores e mais pesados dentro do fisiculturismo.
Alguns dizem que isso foi algo imposto por seu treinador, Bader Boodai, que influenciava de maneira negativa na performance do astro. Tanto que, em 2019, ao trocar de treinador, Big Ramy começou a rotina de treinos que o entregaria seu primeiro troféu do Mr. Olympia em 2020 (feito que se repetiu no ano seguinte).
Na edição de 2022, o atleta não levou o prêmio para casa. Contudo, ele já deixou seu nome entre os maiores do fisiculturismo mundial!
Aqui no blog da Strongest Supplements, nós temos uma série apenas focada na rotina, treino, dieta e história de Grandes Atletas. Se esse tema é algo que você gosta, não deixe de conferir nossos artigos sobre grandes nomes do esporte.