Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPVocê já ouviu falar do Mr Olympia? Este evento traz uma competição entre os maiores fisiculturistas do mundo, disputando para revelar quem é o maior bodybuilder do planeta.
Mas, afinal, qual é o segredo para chegar a um corpo ultra musculoso como o dos campeões do Mr Olympia?
Abrindo nossa série “Grandes Atletas”, onde iremos abordar a rotina e os treinos de grandes nomes de diversas modalidades esportivas, hoje o blog da Strongest Supplements trouxe um pouco do caminho de alguns dos campeões do Mr Olympia até a glória eterna no fisiculturismo. Confira!
Antes de mais nada, vamos entrar um pouco a fundo no contexto do que é o evento.
Realizado anualmente pela Federação Internacional de Culturismo e Fitness (IFBB), o Mr Olympia foi idealizado por Joe Weider em 1965. Sua ideia era manter o fisiculturismo ativo e premiar em dinheiro aqueles que se destacassem pelo melhor físico.
Com o tempo, o Mr Olympia foi ganhando prestígio e é, até hoje, o principal evento para bodybuilders em todo o mundo.
As categorias masculinas da competição são Mr. Olympia (principal), 212 Showdown (abaixo de 96kg) e Men’s Physique Olympia. O Mr Plympia feminino também existe e é dividido entre Ms. Olympia (principal), Fitness Olympia. Figure Olympia, Bikini Olympia e Women’s Physique Olympia.
Até hoje, o evento já teve 53 edições anuais e conta com apenas 13 campeões em todos esses anos.
Mas é claro que não é fácil chegar a resultados impressionantes com o corpo como o dos vencedores do Mr Olympia.
Para você conhecer e se inspirar, trouxemos a rotina de treinos e alimentação de três campeões do evento (lembrando que eles são atletas profissionais de alto desempenho e esta é apenas uma fonte de inspiração, logo, não tente seguir à risca as rotinas a seguir):
A lenda do cinema e do fisiculturismo Arnold Schwarzenegger já venceu o Mr Olympia sete vezes (1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1980).
No livro “Super rotinas dos Superstars”, escrito por Robert Kennedy e Dwayne Hinesaos, Arnold contou um pouco do que o fez ter o corpo extremamente trabalhado. Segundo ele, quando estava competindo, sua rotina de treinos era baseada em trabalhar os mesmos músculos duas vezes por semana de forma intercalada.
Para isso, ele também tinha alguns princípios, como manter um alto volume de treino e repetições de séries e trocar os treinos a cada dois meses para forçar os músculos até o desgaste e estimular a contração muscular.
Além disso, sua dieta era baseada em 5 a 6 pequenas refeições por dia, consumo de algum carboidrato integral 30 minutos antes do treino e também completar a alimentação através de bons suplementos.
Larry Scott já era conhecido quando o Mr Olympia surgiu. O americano venceu a primeira edição da competição e é até hoje lembrado por seus feitos no fisiculturismo.
Na época, mesmo sem o conhecimento que temos hoje, Scott já se preocupava com o consumo de gordura em excesso e sua dieta era regada a muito ovo, queijo e carnes. Entre as refeições, ele diz que já chegou a tomar 3,6 litros de leite por dia, em uma dieta extremamente focada no consumo de proteínas.
Nos treinos, ele era um dos maiores adeptos do foco e da concentração durante os exercícios. Com um dos bíceps mais famosos em todo o mundo, esta era a parte que ele mais gostava de treinar. Não é à toa que a rosca Scott tem esse nome: foi ele que popularizou o exercício, que é até hoje um dos preferidos e mais eficazes para se trabalhar os bíceps.
O cubano Sergio Oliva é vencedor de três edições do Mr Olympia (1967, 1968, 1969) e rivalizou por muito tempo com Schwarzenegger.
Enquanto muitos competidores focavam em uma dieta rica em proteínas, Oliva era adepto do consumo de carboidratos em grandes quantidades, incluindo leite, ovos, batata doce, banana e shakes. Além disso, como transpirava muito, ele costumava beber até sete litros de água por dia.
Para seus treinos, o foco eram treinos de alta intensidade e com muitas repetições para levar o músculo à exaustão. Além disso, sua rotina incluía seis treinos semanais, com descanso apenas aos domingos.
Então, o que achou de conhecer um pouco mais da rotina de grandes campeões do Mr Olympia? O evento ainda acontece nos dias de hoje, sendo que o Mr Olympia 2022 está marcado para o dia 15 de dezembro de 2022.
E aí vai nossa última dica: mesmo que seu foco não seja obter o corpo de um bodybuilder, focar em uma rotina de alimentação saudável e treinos regulares é sempre a melhor escolha. E para isso, conte com os suplementos alimentares da Strongest Supplements!
Temos os suplementos que irão suprir os nutrientes que seu corpo precisa para que os resultados cheguem da melhor forma. Acesse nosso site e confira!