Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPMichael Phelps é um sinônimo de desempenho. Ele, que é considerado um dos maiores atletas do mundo, já ganhou inúmeros prêmios em competições internacionais.
Atingir esse nível de qualidade dentro das piscinas demanda uma rotina de treino intensa, mas que traz os resultados esperados. Isso se comprova nos recordes que ele alcança e os que quebra quando está dentro da piscina.
Mas não é só de treino que se faz um atleta campeão. Aliar uma dieta equilibrada aos exercícios e treinos faz com que a capacidade física alcance seu potencial máximo!
Vamos contar um pouco nesse artigo quais são os treinos que Michael possui, como ele se alimenta e todos os segredos do melhor nadador do mundo. Confere aqui com a gente!
Em entrevista, o ex-nadador já contou que chegou a treinar todos os dias do ano. Esse esforço foi mais do que recompensado, pois hoje Michael é o atleta mais premiado em uma única edição dos Jogos Olímpicos. Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, ele conseguiu conquistar 8 medalhas de ouro.
Durante o período de competições, os treinos exigiam muito de Michael. Ele treinava durante 3 horas de manhã e à tarde, com o auxílio de uma equipe de treinadores, e até sozinho, às vezes.
A maior parte de seu treinamento era dentro da piscina e com foco na melhoria dos seus tempos para as provas e para o aprimoramento de estilos de nado que tivessem possibilidades de melhoria.
Para fortalecimento muscular, Michael praticava musculação à noite. Toda essa rotina era intercalada com cochilos ao longo do dia e uma quantidade de horas para dormir toda noite. O momento do descanso era tão importante quanto os treinos para ele.
Três mil e quinhentas calorias. Essa era a quantidade diária que o ex-nadador profissional consumia em sua dieta, no auge da carreira, principalmente na época de competições importantes.
Essas calorias eram atingidas de maneira natural e saudável, com base em dietas equilibradas e acompanhadas por nutricionistas. A dieta se baseava muito no consumo de frutas, carnes e alimentos integrais, fechando uma quantidade de alimento que fosse apenas o necessário para um bom desempenho do atleta.
Mas nem sempre foi assim. Quando mais jovem, Phelps já chegou a ter um consumo calórico de até doze mil calorias por dia. Ele atingia esse número através de uma alimentação nada saudável, no consumo de muitas frituras, por exemplo.
Aposentado desde 2016, Phelps deu uma desacelerada quando o assunto são treinos intensos e dietas extremamente regradas.
Ele ainda acorda cedo, mas agora para passar tempo com os filhos. Mantém um ritmo de atividade física ao lado da esposa, com treinos em casa, nos ginásios ou na piscina. Ele é muito fã do HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) e de cardios de uma maneira geral.
A alimentação dele se tornou mais limpa. Além de pretender voltar para a musculação, Michael come muitos vegetais e proteínas, a fim de manter toda a parte da musculatura construída ao longo dos anos.
E por último, mas não menos importante, o sono. Ele faz questão de dormir, em média, 9 horas por dia. Considera o descanso bem feito benéfico tanto para a saúde mental quanto física.
Gostou de saber curiosidades sobre a vida de um atleta Olímpico? Aqui no blog da Strongest, sempre comentamos sobre os hábitos de treino e alimentação de atletas e outras personalidades famosas. Fique sempre de olho no nosso conteúdo!