COMPRE ONLINE

IMC é o melhor jeito de medir meus resultados?

mini_capa_imc

IMC é o melhor jeito de medir meus resultados?

O IMC (Índice de Massa Corporal) é algo bastante conhecido entre as pessoas que são antenadas no mundo fitness. Ele representa uma relação entre a sua altura e seu peso na balança.

Ele tem importância para a saúde de uma maneira geral, contudo sua interpretação depende muito do contexto no qual ele é analisado. O IMC é um índice bastante fácil de calcular, por isso pode ser medido por qualquer um em casa mesmo.

Aqui nesse artigo, a gente vai te contar se ele é (ou não) o melhor jeito de medir seus resultados em uma rotina de alimentação e treinos regrados. Senta aí e acompanha o nosso conteúdo!

O que é o IMC?

O IMC é uma fórmula padronizada criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), voltada para a análise de doenças que tenham algum tipo de relação com o peso (como obesidade, por exemplo).

Apesar de ter esse objetivo, não é possível definir a saúde de alguém pelo cálculo simples de massa corporal dela. Isso porque ele leva em consideração apenas o peso, sendo que uma pessoa pode ser mais pesada pela estrutura óssea ou pela quantidade de músculos (dois pontos que não a tornam menos saudável).

A composição corporal, sim, é um fator importante na hora de definir a saúde de alguém. Excesso de gordura ou a falta extrema dela podem significar problemas de saúde, contudo para medir esses aspectos é necessários dados mais aprofundados do que apenas o número da balança.

Como se faz o cálculo de IMC?

O cálculo do IMC é algo bem simples. Como falamos, o índice é uma relação do peso sobre a altura, calculado da seguinte forma:

(Peso) / (altura)² = IMC

Vamos dar um exemplo: se uma mulher que tem 1,70m de altura e peso de 65 kg, o IMC dela será calculado da seguinte maneira:

65 / (1,70)² = 22,49

Para saber se o seu índice de massa corporal está “bom” ou não, você deve ver em qual faixa ele se encontra.

  • IMC entre 25 e 30 indica que você está em sobrepeso;
  • IMC entre 20 e 25 indica que você está no peso ideal;
  • IMC acima de 30 indica obesidade;
  • IMC abaixo de 20 indica peso abaixo do ideal.

Como falamos, esses valores não podem ser levados à risca. Uma pessoa pode ter IMC de 27 e ainda assim ter o corpo sarado ou ser considerado dentro dos padrões, com nenhum indício de “sobrepeso”.

meio_imc

IMC vale para medir resultados?

Não, o IMC não é a medida ideal para os resultados de uma dieta ou de uma rotina de treinos.

Por não levar em conta outras partes da composição corporal, como músculos e gordura, ele não é recomendado para a avaliação da saúde de nenhum tipo de pessoa (principalmente aquelas que praticam atividades físicas ativamente).

Um exemplo de como o IMC é uma métrica falha é o peso de uma pessoa grávida ser considerado muito acima do normal, sendo que ela pode ter uma saúde excelente (porém um IMC muito alto).

O IMC pode ser usado em casos específicos, como para crianças pequenas. Porém, apenas um pediatra pode dizer se o índice serve mesmo ou não.

Caso você queira usar o índice como uma maneira de medir seu avanço, fique à vontade. Por ser uma medida padrão, ele vai conseguir te deixar mais perto do padrão estético de peso e altura (caso esse seja seu objetivo).

Mas não se prenda a ele! Procure profissionais da área de saúde e educação física, que podem te ajudar a medir sua composição corporal de uma maneira mais profunda e completa!

Quer tirar mais dúvidas sobre o mundo fitness?

No blog da Strongest Supplements, você encontra vários artigos sobre dúvidas relacionadas ao mundo fitness.

Você também encontra na nossa série “Grandes Atletas” várias curiosidades sobre a vida, treino e dieta de personalidades famosas no mundo dos esportes.

Navegue em nosso blog para encontrar vários conteúdos iguais a esse!

Posts relacionados