Endereço
R Abílio Dalben, 57 Lençóis Paulista SPUm dos objetivos principais das pessoas quando entram em uma rotina mais regrada de dieta e atividades físicas é emagrecer. O foco geralmente é para conquistar aquela silhueta mais atlética ou poder entrar de novo naquela roupa que não serve mais.
O processo de emagrecimento pode parecer muito difícil e trabalhoso, mas a verdade é que ele é bastante simples. Ele consiste em diminuir o percentual de gordura e aumentar o de massa magra.
Para fazer isso, além de atividades físicas, você precisa ingerir menos calorias do que você gasta. Esse ato de ingerir menos calorias do que se gasta é o que gera o déficit calórico.
Neste artigo, vamos te contar porque ele é o principal responsável pela perda de gordura e qual a melhor maneira de você atingir o déficit calórico ideal para você. Senta, pega papel e caneta e anota as nossas dicas!
O déficit calórico é a diferença entre o número de calorias que um corpo gasta em relação ao número de calorias que ele ingere.
Essa diferença gera no corpo uma necessidade de utilizar as reservas de gordura como fonte de energia, já que a ingestão de calorias não está sendo suficiente para nutrir as necessidades básicas dele.
Antes mesmo da alimentação, o corpo já possui uma quantidade de calorias que gasta apenas por existir. Essa quantidade mínima de calorias é chamada de taxa de metabolismo basal.
Somado a esse número de calorias mínimas, adicionam-se as calorias que vem da alimentação diária. Com esse total de calorias, temos a base para o cálculo do déficit calórico.
O primeiro passo para calcular seu déficit calórico é calcular sua taxa de metabolismo basal. Existem fórmulas prontas que podem ser usadas para o cálculo dessa taxa. A fórmula varia de homens para mulheres.
Para as mulheres = 655 + (9,6 x peso em kg) + (1,8 x altura em cm) – (4,7 x idade em anos). Para os homens = 66 + (13,8 x peso em kg) + (5 x altura em cm) – (6,8 x idade em anos).
Ao chegar no seu número de metabolismo basal, você tem a quantidade de calorias que seu corpo gasta sem contar qualquer tipo de atividade física ou movimentação que demande um pouco mais de esforço.
Geralmente, a quantidade de calorias ingeridas através da alimentação costuma ser igual ou maior que esse número.
Quando é igual, a pessoa mantém o peso que possui. Quando é maior, o que ocorre é o processo de engordamento. Então, como gerar de verdade o déficit calórico e emagrecer?
O primeiro ponto que podemos trazer para conseguir gerar o déficit calórico e emagrecer é: faça atividade física! Qualquer uma, mesmo que não seja tão intensa.
O ato de caminhar ou andar de bicicleta já gera um gasto de calorias. Claro que, quanto mais intensa a atividade, maior será esse gasto.
Contudo, se você já tem uma alimentação regrada, um exercício leve ou moderado já será suficiente para você manter seu peso, ou até diminuir aquela gordurinha.
Outra maneira de gerar o déficit calórico é se atentando a sua alimentação. Existem alguns alimentos que podem acelerar seu metabolismo e ajudar com o gasto calórico. Alguns exemplos são chá verde, canela, café, castanhas e abacate.
Existe também um grupo de alimentos que possuem a caloria negativa. Esses são uma classe que gera um gasto calórico maior do que a quantidade de calorias que eles geram para o nosso organismo. Alguns exemplos são limão, melancia, brócolis e pimenta vermelha.
Um aliado para te auxiliar no déficit calórico é o termogênico. Ele acelera o metabolismo, fazendo com que ele gaste mais calorias que o normal após sua ingestão.
A Strongest Supplements tem o melhor termogênico do mercado. O Lipofire Thermogenic é composto de Cafeína Anidra, Taurina, Extrato de Laranja Moro, entre outros componentes, que vão fazer com que seu processo de emagrecimento seja muito mais rápido e bem sucedido.
Acesso agora a loja da Strongest Supplements e adquira já o seu!